A pedal por Bucareste

Descobri uma forma nova de ver a cidade: de bicicleta!

Bucareste é relativamente plana e cheia de largas avenidas. Comparando com Portugal, o número de ciclovias é muito superior… mas a consciência na condução cresce, infelizmente, em sentido oposto. Penso muitas vezes por que razão apostar nas ciclovias quando a educação para uma condução correta não é ponto de ordem em cima da mesa? De que nos vale ter vias separadas ou ciclovias marcadas nos passeios se a educação de quem conduz está ao nível do que vi em Moçambique?! Há coisas que me causa impressão… não parar num sinal vermelho, não respeitar uma passadeira, estacionar em cima de passeios, não ter consciência que uma bicicleta pode tombar quando um carro a ultrapassa muito próximo. E os taxistas? Nem vou tocar neste aspeto pois teríamos um blog só para eles… Enfim, é uma lista de pequenos detalhes que, apesar de parecerem algo que acontece em qualquer estrada do mundo, aqui tomam dimensões muito grandes. Especialmente quando há uma aposta inequívoca no uso das bicicletas por toda a cidade.

Mas voltando aos passeios e às bicicletas, o I love Velo é um projeto romeno de aluguer de bicicletas (disponível noutras cidades do país também) que possibilita o aluguer de bicicletas de uma a 24 horas, a um preço inicial, pasmem-se, de 4 Lei (0,90€) a primeira hora e 15 Lei (3,40€) todo o dia. É claro que se trata de uma bicicleta normal, amarela, sem mudanças e com cestinho à frente, mas é uma forma muito agradável de se passear pela cidade. A maior parte dos clientes opta por alugar uma bike para passear num dos parques onde estão localizados os corners da I love Velo, como o Herăstrău – a norte – ou o Tineretului – a sul. Outros, como eu e o meu irmão, optam por alugar num dos parques e entrega-las noutro.

E lá fomos nós eu… cabelos ao vento, a seguir as linhas amarelas da ciclovia, a dominar a estrada… até chegarmos a uma rotunda e percebermos que eramos umas formigas no meio de uma selva de carros! Nunca desistir! Passados alguns minutos de espera, para que o vermelho desse lugar à luz verde, e, agora sim, lá fomos nós avenida a baixo.

E que agradável foi! Atravessamos a cidade de norte a sul, passando por alguns dos pontos mais emblemáticos de Bucareste. Depois de sair do Herăstrău, descemos a Boulevard Aviatorilor até à Piaţa Victoriei (Praça Vitória), onde se localiza o edifício sede do Governo da Roménia. Descemos depois pela (quase na totalidade renovada) Calea Victoriei, a Avenida da Liberdade cá da cidade. Quase toda ela incluí uma excelente ciclovia incorporada junto a um dos passeios da avenida.

Calea Victoriei (todos os diretos a VictorC, do Forum Skyscrapercity.com)

Calea Victoriei (todos os diretos a VictorC, do Forum Skyscrapercity.com)

Ainda na Victoriei, passamos por outros must-see de Bucareste como o Ateneul Român (Ateneu Romeno), a Piaţa Revoluţiei (Praça da Revolução – assim nomeada após a Revolução de 1989 que depôs o regime ditatorial de Ceusescu) e o Cercului Militar Național, imponente palácio do início do século XX dedicado à cultura militar romena. Já antes de chegarmos ao centro da cidade, oportunidade para ver as fachadas do Palácio CEC (já referenciado neste blog anteriormente) e do Museu Nacional de História da Roménia. Poucos metros depois, e já nas margens do rio Dambovita, surge à nossa direita o Palácio da Justiça e à frente a gigantesca Piața Unirii (a Praça da União, o ponto central de toda a capital romena). Daí até ao fim da viagem foi um pulinho. A longa reta (2km) da Boulevard Dimitrie Cantemir, leva-nos até à entrada do Parque Tineretului.

No final dos 7,1kms a vontade de voltar a fazer o caminho era muita. Há tanta coisa para ver pelo percurso que este tornou-se, oficialmente, um dos passeios obrigatórios a fazer por todos os que Bucareste venham visitar!

Nota: um dia ainda havemos de fundar um Critical Mass Bucharest… como em Lisboa, Nova Iorque, Maputo, Berlim, Cape Town, Londres

Anúncios

3 opiniões sobre “A pedal por Bucareste

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s