Ateneul Român

O Ateneul Român (Ateneu Romeno) é um dos landmarks da capital romena e uma das mais perfeitas referências à arquitetura neoclássica de Bucareste. Inaugurado em 1888, este icónico edifício é da autoria do arquiteto francês Albert Galleron.
O Ateneu localiza-se bem no centro da cidade, junto à Calea Victoriei (Avenida Vitória) e à Piața Revoluției (Praça da Revolução), sendo uma das principais salas de espetáculos de Bucareste.

O seu interior é decorado com ricos frescos que retratam os momentos mais altos da história romena, desde a conquista da Dácia pelos Romanos até à data da Grande União, em 1918. A sala principal tem capacidade para 600 espetadores sentados.

Parte dos fundos para a construção deste imponente edifício foram obtidos através de uma petição popular. Ficou na história o slogan ‘Faça o donativo de 1 Leu* para a construção do Ateneu‘. O edifício esteve à beira do colapso estrutural até que, em 1992, o Governo Romeno e o Conselho da Europa aprovaram um fundo de 9 milhões de euros para a reconstrução da sala de espetáculos.

*Moeda romena

Estação de metro mais próxima: Universitate (Linha M2 – Azul), 950 metros

Anúncios

2 opiniões sobre “Ateneul Român

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s