A Terra dos Sículos

Atravessamos os Cárpatos e entramos na Transilvânia. O caminho é sinuoso e a natureza apresenta-se coberta de um branco angelical. O vento sopra entre os vales e faz com que as árvores gentilmente balancem. Estes picos altos, que começam na Europa central e que cortam a Roménia em duas, são lar para a maior população de ursos e lobos do Velho Continente.

Do lado de lá nasce um gigante planalto, coração da Roménia, território de disputas antigas e de cidades lendárias. E no canto oriental da Transilvânia, local de velha fronteira entre impérios caídos, encontramos a Terra dos Sículos. Os Sículos, ou Székely em húngaro, são um povo magiar que há séculos habita a região. Estima-se que sejam pouco mais de 800 mil em todo o mundo. Na Roménia concentram-se em três  județe (divisões administrativas): Hargita (em romeno: Harghita), Maros (Mures) e Kovászna (Covasna). É neste último județ que encontramos a pitoresca cidade de Kézdivásárhely ou Târgu Secuiesc.

Por serem historicamente um local raiano, sempre disposto a lutar ao comando dos reis húngaros, gozaram de importantes privilégios ao longo dos séculos. Orgulhosa da sua história, esta é uma terra de artistas, mercadores e guerreiros. Atualmente, vivem num país que não consideram seu. São húngaros, dizem. Fruto de disputas territoriais, os Sículos, assim como toda a Transilvânia, foram unidos ao Reino da Roménia em 1918. A integração não foi, nem é, um processo fácil e linear. Houve avanços e recuos, assim como provocações de ambos os lados da barricada.

Hoje, entrar na Terra dos Sículos é como visitar um país diferente dentro da própria Roménia. A cultura, a religião e a língua chamam à atenção qualquer visitante. Embora romenos de passaporte, os sículos mantêm bem vivas as suas tradições e na rua, para relembrar a todos que a memória de um povo não se pode apagar, ondula livre a bandeira azul celestial.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s