25 de dezembro de 1989

Há Natais que ficam na história e o de 1989 é um deles. Porventura pouco ou nada esta data específica diz aos portugueses, mas para os romenos foi o início de um novo ciclo. As pesadas nuvens do comunismo deram lugar a um futuro mais risonho. Vinte e cinco de dezembro de 1989 marca a Revolução Romena, a queda de Nicolae Ceaușescu e o avanço da democracia no país.

A young man waves a Romanian flag with the communist symbol cut out from the balcony of the central communist headquarters overlooking Republic square December 26, 1989 - Reuters

Não foi uma mudança fácil. Não foi um golpe de Estado ao estilo do 25 de abril. Foi todo um povo a dizer MUDANÇA. Foi também dor e sangue. E foi cruel e fria a forma como o ditador romeno desapareceu. Provavelmente uma vingança do povo por tão frios e cruéis anos terem vivido sob o jugo de um dos últimos ditadores da Europa de Leste.

File photo of citizens demonstrating against Ceausescu in front of the Opera building - Reuters/Petar Kujundzic

No documentário, Ceaușescu Behind The Myth, assistimos à história da ascensão e da queda de Ceaușescu. A história de uma revolução que uniu o povo e as Forças Armadas, que teve os primeiros ecos na Transilvânia e que acabou com a morte trágica do ditador e da sua mulher, Elena.


Nesta reportagem da RT, uma descrição pormenorizada de todos os passos que levaram à queda do regime. Uma história emocionante que conta os últimos dias de Ceaușescu na cadeira do poder. Destaco a parte que mais me arrepiou. O documentário anterior, nos seus minutos finais, mostra em imagens o que aqui se descreve:

The trial took place on Christmas Day, 1989. Among the charges were genocide by starvation, lack of heating and lighting, “suppressing of the soul of the nation,” and the illegal gathering of wealth.

By the orders of the interim government, the ruling couple was sentenced to death by firing squad. The immediate execution, the last in Romania to date, was recorded and aired on local TV channels as proof of their demise.

Para a história ficam os relatos de quem viveu a revolução de perto, os imponentes edifícios e as largas avenidas  mandadas contruir pelo ditador. E na cidade de Brașov uma cicatriz que mostra a todos o quão difícil pode ser lutar pela democracia.

1525674_10152092616069410_524243200_n

Anúncios

2 opiniões sobre “25 de dezembro de 1989

  1. O engraçado é q já há muitas saudades…os Romenos continuam perdidos em busca deles proprios…
    Mudança mesmo so mesmo agora com a ruptura definitiva com o Comunismo.
    Procura fotografias das zonas industriais das principais cidades na decada de 80 e compara com agora…em qq cidade parece q houve um cataclismo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s