Há lusofonia em Bucareste

O convite surgiu do nada. Uma mensagem, de alguém desconhecido, a anunciar que haveria um café-encontro com estudantes (e não só) de Língua Portuguesa.

Não fui ao primeiro encontro, mas não faltei à segunda chamada. E que agradável surpresa. No cruzamento das ruas Teodor Ștefănescu e Hristo Botev, bem próximo do centro de Bucareste, uma sala à espera dos lusofalantes para um serão divertido e de novas descobertas (incluíndo incursões culinárias!).

É certo que o português de sabor tropical tem bastantes fãs por estas bandas – não sei se é das novelas da Globo ou, se como dizem, ser mais fácil entrar no ritmo brasileiro – mas a mistura desta noite foi muito interessante. Todos têm diferentes níveis de entendimento da língua. Vieram de Portugal, do Brasil, da Roménia e da Polónia. Uns estudam-na na universidade, outros aprenderam-na enquanto viveram em Lisboa, no Porto ou em Coimbra. Mas todos partilham algo em comum: o gosto pelo Português. Uma língua considerada exótica por alguns, mas que partilha com o Romeno a mesma base, o Latim.

E já que a língua pode ser um instrumento poderosíssimo nas relações internacionais, para quando uma verdadeira delegação do Instituto Camões na capital romena? É verdade que existe, desde 1974, um leitorado de Português e, desde 2001, um Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões na Universidade de Bucareste, mas em ambos os casos o acesso é restrito aos alunos da instituição. No site do Centro, a última actividade data de Abril de 2013. Por seu turno, o Instituto Cervantes, o homónimo espanhol do Instituto Camões, tem portas abertas num grande edifício no centro da cidade. Se queremos ser vistos, conhecidos e estudados então, neste caso, o tamanho importa!

Relações internacionais à parte, se ‘Maomé não vai à montanha, vai a montanha até Maomé‘. E neste caso, a montanha veio e esta noite teremos novo serão lusófono em Bucareste!

Camões pode descansar. A Língua Portuguesa tem seguidores na Roménia!

Anúncios

Uma opinião sobre “Há lusofonia em Bucareste

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s