Um exemplo de paz

Numa altura em que violência em nome da religião está em voga, encontro em Bucareste uma feliz excepção. Não será, estou certo, local único no mundo onde tal aconteça, mas ter cinco religiões a conviverem pacificamente quase no mesmo espaço é obra. Impressiona, ainda mais, por saber que até 1989 o Estado comunista excluía a religião da sua ideologia, apregoando um Homem livre das amarras da Fé.

Todos os direitos a Tinette

Relativamente perto do centro da capital, na convergência das ruas Giurgiului e Olteniței, encontramos o maior e o mais importante dos cemitérios de Bucareste, o Bellu. Além do comum dos mortais, este local é também a última morada para muitos artistas, cientistas, poetas, escritores e políticos. Uma espécie de grande panteão ao ar livre, nascido no século XIX e que veio modernizar a tradição de enterrar os entes queridos à volta das igrejas e capelas do país. Esta foi, à luz do seu tempo, uma abordagem revolucionária à criação de cemitérios, mas, em simultâneo, resolveu os problemas de salubridade pública que os tradicionais locais para enterrar os falecidos acarretavam para uma cidade em crescimento acelerado. É também neste local que encontramos um canto especial, dedicado a todos os que morreram durante a Revolução de 1989. O pequeno mas digno memorial, acessível todo o ano, é guardado por três bandeiras tricolores que se iluminam à noite em sinal de respeito por todos aqueles que lutaram pela democracia na Roménia.

Andei um pouco mais em frente e, entre duas fiadas de blocos de sete andares, vislumbro uma torre esguia com um pequeno crescente no topo. Estranhei. Mas rapidamente me apercebi que, frente ao cemitério ortodoxo, do outro lado da estrada, está construída uma mesquita. Passei lá tantas vezes e só ao final de seis meses a descobri. A comunidade muçulmana não é propriamente grande, mas não nos podemos esquecer que o que é hoje a Roménia moderna já esteve sob influência directa do Império Otomano. Além disso, a proximidade à Turquia, assim como a outros Estados dos Balcãs de maioria muçulmana, ajudam a explicar a presença – pacífica e muito discreta – da religião de Maomé na cidade.

Uns passos mais à frente e momento para uma surpresa ainda maior! Pertíssimo da mesquita encontramos o cemitério judeu. E há história portuguesa neste local. O cemitério foi construído por Judeus Sefarditas, os mesmos que  foram expulsos de Portugal e Espanha pela Inquisição. Colado a este, o cemitério Luterano e, regressando ao outro lado da rua, a Igreja de Santa Teresa, Católica com certeza, e uma das poucas igrejas católico-romanas da Arquidiocese de Bucareste. Na imediações, espaço ainda para o Colégio Católico.

Interessante encontrar no espaço de 800 metros tanta profusão de religiões, credos e fés.

Religiões na Roménia

Apesar de a Roménia ser oficialmente um Estado laico, de acordo com os census de 2011, a grande maioria da população (81%) é ortodoxa (Igreja Ortodoxa Romena),  7,6% católicos e greco-católicos, 6,2% protestantes e 1,2% confessam outras religiões, como a muçulmana e judaica.

Anúncios

2 opiniões sobre “Um exemplo de paz

  1. Sinceramente não subscrevo essa opinião – existirem famílias unidas em vida e separadas em morte, sepultadas em diferentes cemitérios, simplesmente por diferentes credos, muitas vezes originadas pelo matrimónio, não me parece pacificador, entre tantos outros exemplos que poderia mencionar.
    A convivência religiosa não é propriamente pacífica, pelo menos homogénea, terás de sentir o pulso a Constanta, Babadag, Tulcea, Targu Secuiest e outros locais mais infames neste domínio.
    Gostaria de tecer considerações acerca, particularmente, da Igreja Ortodoxa Romena, mas não o farei sob pena de ser ofensivo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s