Pelos caminhos da Roménia: Alba Iulia

Se o José Hermano Saraiva fosse vivo (e estivesse a gravar um dos seus célebres documentários sobre história) diria: ‘Meus amigos, foi aqui que a Roménia nasceu!‘ E é quase quase verdade. Meio caminho entre Sibiu e Cluj Napoca, encontramos a pitoresca cidade de Alba Iulia. A localidade ficaria na história como o local onde foi declarada a união da Transilvânia com o Reino da Roménia. Num post anterior, escrevia eu sobre este marco histórico:

A declaração da Assembleia Nacional de Alba Iulia foi o pontapé de saída para um momento único na história recente da Roménia. As centenas de deputados reunidos nesta cidade da Transilvânia declararam a união da região, assim como da Bucovina e do Banat, com o Reino da Roménia. Aliás, Alba Iulia vem reforçar a também recente declaração de união dos territórios da Bessarábia com o reino romeno. Nasce a Grande Roménia! Um sonho tornado realidade.

Localizada no centro da Roménia, em terras que em tempos pertenceram aos impérios Romano e Austro-Húngaro, Alba Iulia é um importante centro religioso para os católicos romenos, tendo funcionado como a sede da diocese católica da Transilvânia desde a Idade Média.

Anúncios

Uma opinião sobre “Pelos caminhos da Roménia: Alba Iulia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s