Provavelmente a mais bonita cidade romena

Não estarei certamente a mentir se disser que Sibiu é a localidade mais bonita da Roménia. Não que conheça todo o país, mas a cidade que foi sede da Capital Europeia da Cultura, em 2007, tem um carisma forte que surpreende até os mais viajados. Um centro histórico exemplarmente recuperado, que gravita em torno das duas praças principais da cidade, e que se expõe aos visitantes através das multicoloridas fachadas dos edifícios. E a juntar a toda esta beleza, que de tão simples se torna única, um pequeno recanto português: um restaurante com os nossos sabores que leva até ao interior da Transilvânia o nome de Lisboa.

Saímos de manhã cedo de Bucareste, ainda a tempo de evitar as longas filas de trânsito que caracterizam a capital romena. A data era especial, a Páscoa Ortodoxa, e, à imagem de milhares de outros romenos, também rumámos para fora da cidade. A estrada inicialmente planeada, pela Transfăgărășan, estava encerrada ao tráfego. A segunda opção, sem o ‘wow’ das curvinhas do mítico caminho que atravessa os Cárpatos, revelou-se uma agradável surpresa. A estrada estava em boas condições e o trânsito não era compacto. Pena as técnicas menos civilizadas de alguns condutores. Mas, tirando isto, todo o percurso foi feito tranquilamente.

Provavelmente a mais bonita cidade romena

Depois de abandonar a auto-estrada, em Pitești, seguimos a estrada nacional em direcção a Sibiu. Já depois das montanhas, o terreno dá lugar a rectas à alentejana.

Por este caminho Sibiu fica a pouco menos de 300 quilómetros de distância de Bucareste. A cidade é rica em história e não esconde as suas origens germânicas. A primeira referência à urbe data de 1191, pouco depois do nascimento de Portugal enquanto reino independente. A cidade cresceu como importante centro comercial da região, tendo sido entre 1692-1791 e 1849-1865 a capital do Principado da Transilvânia. Actualmente, a cidade conta com perto de 150 mil habitantes, sendo a sua maioria romenos. As outras duas minorias importantes são os húngaros e os alemães. Aliás, o actual Presidente da República, Klaus Iohannis, pertencente à minoria de ascendência alemã e que foi por sucessivos mandatos Presidente da Câmara de Sibiu, é natural desta localidade.

O facto de ter sido Capital Europeia da Cultura dotou a cidade de infraestruturas modernas. Em simultâneo, Sibiu sofreu uma profunda revitalização arquitectónica que a torna, sem sombra de dúvidas, num dos principais pólos turísticos romenos.

Chegados ao centro, ou à Praça Grande, somos transportados para um tempo passado. A traça das casas, as pequenas esplanadas, os detalhes da decoração das fachadas, as calçadas bem conservadas, tudo nos leva a querer andar mais e descobrir os encantos da cidade. Os turistas estão descontraídos. Brindam com copos cheios que refrescam a garganta depois de muitas horas a caminhar. É uma descoberta permanente. Subir ao topo da torre da Catedral de Santa Maria e observar a cidade do seu ponto mais alto: ao longe os Cárpatos cobertos com uma suave camada de neve; lá em baixo um labirinto de pequenas ruas e ruelas, telhados coloridos e cheios de pequenos olhos. Ruas pedonais com animação e, sorte ou não, um tempo quente e uma brisa suave que nos acompanharam por toda a estada na cidade.

Apesar de estarmos a ‘turistar’ (adoro este verbo), nada melhor do que fugir à regra que nos obriga a experimentar a cozinha tradicional local e entrar no ‘Old Lisbon’, o restaurante português da cidade. O menu está escrito na língua de Camões e os produtos são nacionais (portugueses entenda-se!). O sabor, junto com os acordes da música da ‘ocidental praia Lusitana’, levaram-nos por instantes a casa!

E que maneira saudosa esta de terminar uma visita a uma cidade que nos deixa cheios de saudades! Havemos de cá regressar…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s