Explosão cromática

Confesso que ainda não consegui descobrir o porquê do uso de tanta cor em simultâneo. Será uma forma inconsciente de fugir aos longos e cinzentos anos de ditadura ou uma forma de celebrar a vida após os gélidos e escuros meses de inverno? Uma coisa é certa, em Bucareste a noite tem outra muita cor!

A chegada da Primavera já se faz sentir. Os dias estão mais longos, a temperatura vai subindo dia após dia, as árvores estão cobertas de folhas verdes e os jardins cheios de pequenas flores multicoloridas. Não fosse já isto suficiente para dar cor a Bucareste, a explosão contempla ainda milhares de pequenos LEDs que se iluminam com as sete cores do arco-íris. As principais artérias da cidade estão polvilhadas por estas luzinhas que mudam de cor e dão um brilho estilo disco à noite. Instalações de neons na Lipscani, mesmo em frente à sede do Banco Nacional da Roménia, transportam-nos para uma pista de carrinhos de choque. E na Boulevard Unirii, bem no centro da cidade, as fontes desta longa avenida de 3 quilómetros vão dançando ao comando das pequenas luzes. Tudo isto agora, porque no Natal a profusão de cor rebenta com qualquer escala cromática!

A imaginação dos responsáveis pela cidade não acaba por aqui! Há pouco mais de uma semana a Calea Victoriei acolheu o Festival Internacional de Luz de Bucareste. Raios lazer, projecções video mapping, jogos de luzes e som. Uma autêntica salada de cores que atraiu milhares de visitantes ao centro da capital. No fim-de-semana passado, a Color Run. Brilho, pó colorido e muita gente a correr (e a andar) pelas ruas da cidade, mas desta à luz do dia. Por último, e algo muito raro em Portugal, o uso intensivo da tricolor romena. A bandeira nacional ondula ao sabor do vento pelas maiores avenidas da urbe. E não são duas ou três por rua, são milhares que engalanam as artérias de Bucareste.

Apesar da profusão de cor, no final do dia fico descansado… afinal de contas os romenos não festejam o Carnaval. As lantejoulas brasileiras estão a salvo!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s