Europa e Roménia: duas realidades, a mesma união

Foi no longínquo 9 de Maio de 1950 que Robert Schuman, ministro dos Negócios Estrangeiros francês, lançou o desafio que viria a mudar o rumo da Europa. Tínhamos saído da guerra, a economia estava a ganhar balanço e, fruto de sonhos antigos, urgia unir a Europa. Nos primeiros passos, França e Alemanha (a República Federal), iniciaram uma cooperação que é hoje uma das raízes da União Europeia. Na altura, ninguém acreditaria que, meio século depois, a cortina de ferro se tinha desvanecido e que muitos países que então se encontravam sob a esfera de influência do Kremlin se tornariam europeus convictos, parte da mesma aliança económica – a União Europeia – e militar – a OTAN.

Na semana da Europa, como se sente a Roménia hoje? Qual a evolução? Oito anos após a adesão de Bucareste ao clube europeu, como está o país? Tirando partido da extensa base de dados da GlobalStat, eis três quadros resumo comparando a Roménia, Portugal e a média comunitária. São oito os tópicos na análise: População total, Crescimento anual de população, População urbana, Esperança média de vida à nascença, Mortalidade infantil (inferior a cinco anos), PIB per capita (em US$), Taxa de escolorização primária e Índice de Desenvolvimento Humano (HDI).

RO

PT

UE

Uma análise rápida comprova que o país tem feito melhorias em várias áreas ao longo das últimas décadas. É certo que os fundos comunitários só agora se começam a fazer sentir, especialmente os dedicados à área dos transportes e infra-estruturas, mas acredito que, fruto do enorme alargamento da União a Leste, a partir de 2004, os efeitos dos fundos estruturais na Roménia não sejam tão omnipresentes como aconteceu em Portugal e Espanha depois de 1986.

Apesar dos avanços, o país carece ainda de uma política pública mais transparente e de combater de forma assertiva a corrupção. O Índice de Desenvolvimento Humano continua no patamar de ‘elevado’, uns pontos a baixo dos restantes parceiros europeus – ‘muito elevado’ – (não considerando a Bulgária que, a par da Roménia, ocupa os rankings mais baixos do índice entre os Estados Membros da UE), e o PIB per capita continua, igualmente, a figurar entre os menos altos da Europa.

Na área da saúde, uma mancha negra nos dados relativos à taxa de mortalidade infantil. Neste campo Bucareste pode aprender como Lisboa deu volta aos números e de pior da tabela, a nível mundial na década de 70, passou para valores idênticos ou até mais baixos que os países nórdicos, possuindo actualmente Portugal uma das taxas de mortalidade infantil mais baixas do mundo. No que toca à esperança média de vida, o país figura novamente no fim da tabela com 74,46 anos expectáveis, ainda longe da média da União com 80,38 anos.

Há, contudo, outros números e percentagens que não se encontram nestes quadros. A PORDATA disponibiliza uma vasta gama de dados que espelham de forma mais concreta a realidade romena. Aqui é possível consultar informação mais detalhada e fazer comparações entre Estados. A dívida pública romena é infinitamente mais pequena que a portuguesa (apenas 37,5%), a taxa de desemprego ronda os 7% (5,8% entre jovens licenciados), mas há um valor que me causa admiração, por tão diminuto ser, o salário minimo nacional: apenas 168,4€!

Apesar dos ordenados baixos, associados a um custo de vida também mais baixo do que em qualquer país da Europa Ocidental, reparo no excessivo consumismo da sociedade romena. Claro, contribui para tal o enorme apelo ao crédito e as facilidades em o obter. O parque automóvel é de fazer inveja a qualquer capital, assim como é de espantar o número de telefones de última geração que vemos pela cidade. De certa forma este cenário recorda-me o Portugal da década de 90. Espero, contudo, que o final da novela aqui não seja o mesmo daí!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s