Azul, Amarelo e Vermelho

É simples. São três cores apenas: o azul, o amarelo e o vermelho. Um pedaço de pano tricolor que faz os corações dos romenos bater mais forte e que até já levantou questões diplomáticas nas Nações Unidas. Hoje que se celebra o Dia Nacional da Bandeira da Roménia, vamos conhecer a história e o significado das suas cores.

Hoje celebramos o dia da Bandeira da Roménia. A tricolor, como é conhecida, é facilmente confundida com outras três bandeiras: a da Moldova, de Andorra e do Chade. A confusão chegou mesmo a levantar objecções por parte do Governo de N’Djamena. O país africano reclamou junto das Nações Unidas pela semelhança entre as duas bandeiras nacionais, sendo apenas a única diferença o tom de azul utilizado. A pretenção de alteração das cores foi prontamente repudiada pelo então Presidente romeno Ion Iliescu. “The tricolour belongs to us. We will not give up the tricolour“, afirmou à BBC. A verdade é que desde então não foram efectuadas mudanças às cores nem ao formato das respectivas bandeiras.

Evolução da Bandeira Romena Evolução da Bandeira Romena Evolução da Bandeira Romena Evolução da Bandeira Romena

Uma bandeira antiga

As cores da actual bandeira romena remontam ao século XVI. Mihai, o Bravo, Príncipe da Valáquia, utilizou esta palete de tons na sua tentativa de unificação, ainda que por um breve período de tempo, das províncias da Valáquia, Transilvânia e Moldávia (as regiões-embrião da actual Roménia). Também por um curto espaço de tempo, às três faixas (que deambularam entre a verticalidade e a horizontalidade) foram adicionadas duas palavras: “DPEПTATE” (Dreptate) e “ФPЪЦIE” (Frăție) – ou Direito e Fraternidade.

Mais tarde, entre 1859 e 1866, as Províncias Unidas da Valáquia e Moldávia aprovaram a utilização das tradicionais cores, o azul, amarelo e vermelho, como as suas cores oficiais. Tal foi visto como uma afronta ao Império Otomano no qual as Províncias se incluiam. Constantinopla negava sistematicamente o uso de símbolos próprios por parte dos reinos e principados vassalos. Mas mesmo com a proibição turca, as autoridades locais fizeram questão de nunca esconder as suas cores. O formato final da bandeira viria a ser fixado em 1867. É a partir daqui que este símbolo toma o seu significado final, deixando de representar um rei, um príncipe ou uma província, antes as cores de toda uma nação que procurava a independência.

Já em pleno século XX, com uma Roménia independente e a Segunda Grande Guerra terminada, volta-se a agitar um pano um pouco diferente. Em 1947, a monarquia é substituída pela república e, apesar de se manterem as cores, a bandeira ganha um novo símbolo, com a introdução, ao centro, do novíssimo brasão de armas de inspiração claramente soviética.

Uma bandeira com buraco

Estamos em 1989, ano final da ditadura de Nicolae Ceaușescu. O povo, após anos de opressão, inicia uma marcha de protesto contra o então presidente da República Socialista da Roménia. Surge um novo símbolo na rua: a bandeira com um buraco ao centro. O buraco, no mesmo sítio onde se encontrava o brasão de armas da república comunista, simbolizava o fim do regime de Ceaușescu. Ondulou assim pelas ruas uma bandeira de liberdade. Ainda antes do final do mesmo ano, pouco depois da morte do ex-governante e da sua mulher, o Conselho da Frente Nacional de Salvação instituiu definitivamente o formato da nova bandeira, retirando o brasão central, mas mantendo as cores centenárias (o azul, o amarelo e o vermelho), em três bandas verticais, a tradicional tricolor. 

Azul: Liberdade | Amarelo: Justiça | Vermelho: Fraternidade

Azul, Amarelo e Vermelho

E já que falamos de bandeiras, e para quem gosta do assunto, aqui fica o link para um curioso artigo do semanário Expresso sobre as últimas bandeiras das antigas possessões portuguesas em África e na Ásia.

Anúncios

5 opiniões sobre “Azul, Amarelo e Vermelho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s