De volta a Mogoșoaia

Se a primeira visita foi no pico do Inverno, desta vez o regresso a Mogoșoaia fez-se em pleno Verão. Magotes de pessoas correm para as áreas verdes do palácio em busca de sombra e de um bom espaço para um pic nic. Os mais aventureiros seguem directamente para o rio… e as pitipoancas cá do burgo fazem uso do cenário palaciano para mais uma boa dose de selfies (só visto!).

Uma perspectiva diferente, sem o frio e o manto branco de Dezembro; uma agradável tarde passada nos vastos jardins do palácio.

Esta pequena localidade, que actualmente se encontra colada a Bucareste, é local de visita para muitos dos turistas que chegam à capital romena. Nela podemos encontrar o pequeno Palácio de Mogoșoaia (Palatul Mogoșoaia), bem como os seus jardins, obra prima do Renascimento Romeno (localmente designado também por estilo Brancovenesco). O palácio, com a sua fachada voltada para o rio Colentina, foi construído entre 1698 e 1702. É Constantin Brâncoveanu, histórico Príncipe da Valáquia, que dá o nome a esta corrente arquitectónica.

As paredes deste monumento contam pesadas histórias: antes da Roménia ser o país que hoje conhecemos, Otomanos e Russos vaguearam por estas terras em busca de novos territórios. Mais tarde, na escalada da Segunda Grande Guerra, também as tropas Nazis deixaram as suas marcas ao bombardearem o edifício. O advento do comunismo na Europa de Leste trouxe a nacionalização do monumento, tendo as autoridades romenas retirado a posse de todo o edifício, assim como das importantes colecções de arte, aos seus legítimos herdeiros. Actualmente o palácio e os seus jardins são um foco de atracção para quem visita Bucareste.

Estação de metro mais próxima: Parc Bazilescu (Linha M4 – Verde), 6,4 kms. Alternativa: taxi.

Anúncios

Uma opinião sobre “De volta a Mogoșoaia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s