Uma questão de números

Interessante esta notícia do Observador:

Portugal em 7.º lugar na evasão fiscal na Europa

Estudo para a Comissão Europeia coloca Portugal em sétimo lugar na lista dos melhores países a combater a evasão fiscal. Portugal está ao lado de França com 9% de fuga ao IVA.

Na tabela liderada pela Finlândia (c. 2,5%), a média comunitária de evasão fiscal fixa-se em 15%. Portugal surge ao lado de países como a França e a Dinamarca, com um valor de c. 9%. Por seu turno, a Roménia surge em último lugar (vigésimo-sétimo). Aqui, a evasão fiscal ronda os 45%, o que coloca o país no primeiro lugar da evasão fiscal na Europa. Analisando os números concluímos que quase metade da cobrança do equivalente ao IVA, o TVA, não existe.

Todos os direitos Observador.pt

O estudo não inclui a Croácia, o mais recente membro da União, e coloca no top 5 dos mais infractores países como a Lituânia, a Eslováquia, a Grécia e a Itália (além da Roménia).

Contudo, podemos presenciar sinais de como as autoridades de Bucareste querem mudar este paradigma. Por exemplo, existe uma ampla campanha para a emissão de facturas em todas as compras efectuadas. Os sinais estão por todo o lado, até mesmo dentro dos menus dos restaurantes. É possível encontrar a notificação do Ministério das Finanças mesmo ao lado da secção das sobremesas. Um doce lembrete para todos cidadãos!

Anúncios

Uma opinião sobre “Uma questão de números

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s