Jingle bells

Diria que após umas semanas fora de Bucareste a cidade está igual. Mas estava enganado! O bulício da capital mantém-se intocável, mas com a chegada de Outubro acentuam-se outras diferenças. Com o Outono a instalar-se, o que falta para começarmos a sentir o cheirinho do Inverno? Enfeites de Natal? Ora nem mais, Jingle bells, jingle bells, o Pai Natal está a chegar!   

Regresso a Bucareste depois de umas semanas de descanso. Exactamente um ano após a minha chegada à Roménia, volto a Portugal para umas breves, mas calorosas, férias.

O voo da TAP chegou à tabela ao Henri Coandă, o aeroporto da cidade. Às 4h30 senti o ar húmido da madrugada. Para quem tinha deixado uns simpáticos 28ºC em Lisboa, chegar e ser recebido por 12 ou 13ºC não é, propriamente, a melhor sensação do mundo. Temperaturas à parte, naquela noite pouco mais vi.

Na segunda-feira regressa-se à rotina: o trânsito continua caótico, o metro continua em estilo lata de sardinha e a simpatia em geral dos bucarestianos continua [modo irónico ON] em alta [modo irónico OFF]. Os dias, por seu turno, vão ficando cada vez mais pequenos e o Sol já não brilha como dantes, nem as suas temperaturas atingem as dos sufocantes dias de Agosto.

Num destes dias entro numa das grandes superfícies comerciais do norte da cidade. É sueca e o azul e amarelo estão por todo o lado. É fácil perceber que não estou a falar do Continente nem do Pingo Doce! E qual não é o meu espanto quando, no meio de tanta mobília de montar em modo Lego, vejo-me rodeado de renas, sininhos e anjinhos; estrelas douradas e vermelhas, luzinhas a piscar, velas, fitas, bolas e bolinhas. Há para todos os gostos! Ah, e não podia faltar o Pai e a árvore de Natal.

Para quem ainda acha que a Roménia é um país que vive no passado, têm aqui a prova do contrário!

Feliz Natal e Bom Ano Novo! Ups, ainda é cedo para isto…

Anúncios

2 opiniões sobre “Jingle bells

  1. Espero que tenhas tido uma óptima estada em PT. Em 2 semanas também vou para RO, vai começar a nevar em Paltinis e não quero perder. Mas antes, uma semana em Hintertux, que o inverno chegou mais cedo, para regozijo de todos.

    Relativamente ao último parágrafo, a Roménia, como tu sabes, é um país assimétricamente estratificado – mt ricos vs mt pobres; mt excêntricos vs ultra conservadores.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s