SANTO ANTÓNIO

Se em Lisboa é venerado e razão das maiores celebrações da cidade – umas das maiores festas populares da Europa -, aqui a sua igreja é pequena e por pouco não foi destruída pelo espírito reformador e laico de Nicolae Ceaușescu. Contudo, a casa de António, o Santo, é a mais antiga igreja de Bucareste. Perdido na selva da cidade, um local de oração no país que é famoso por ter mais igrejas que escolas.

Quem visita a cidade há-de passar religiosamente por esta igreja. Num mar de casas, no centro histórico de Bucareste, entre bares, restaurantes e hotéis, surge-nos um edifício diferente. A Igreja de Santo António e da Anunciação é considerada a mais antiga da capital romena. Fundada em 1559, por Mircea Ciobanul, o seu traço exterior viria a ser alterado pelo arquitecto I. Schlatter, em resultado do grande incêncio de 1847. Já no século XX, em 1914 e, posteriormente, entre 1928-1935, dois arquitectos, Gh. Lupu e H. Teodoru, respectivamente, recuperam a fachada original, em estilo Brancovenesco, um estilo que é característico da arquitectura da Valáquia (Sul histórico da Roménia). Apesar das dimensões reduzidas, destaque para o portal do edifício (datado de 1715) e para o facto de ter resistido ao ímpeto renovador de Ceaușescu.

O bairro onde a igreja de encontra, Centrul Vechi, foi deixado ao abandono durante décadas e só recentemente se tornou o centro agregador turístico de Bucareste, um local cheio de vida e destino boémio para os habitantes e visitantes da cidade.

Estação de metro mais próxima: Piața Unirii 1 e 2 (Linhas M1, M2 e M3), 160 metros.

Anúncios

Uma opinião sobre “SANTO ANTÓNIO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s