HRISTOS A ÎNVIAT!

Às zero horas de hoje, centenas de fiéis presentes na Catedral Patriarcal de Bucareste responderam com um “Adevărat a înviat!” à saudação de Daniel. Ele, o líder máximo da ortodoxia romena, anuncia a ressurreição de Jesus Cristo e partilha a Luz Sagrada vinda de Israel. Aleluia, aleluia, hoje celebramos a Páscoa Ortodoxa.

Pouco mais de um mês após a mesma celebração para os Cristãos Católicos, os Ortodoxos festejam este Domingo a Páscoa. Os dois ramos do Cristianismo celebram exactamente o mesmo acontecimento, mas como tive oportunidade de explicar no post do ano passado, a diferença no dia da celebração deve-se a um desajuste de calendários. O rito pascal ortodoxo é longo e cheio de celebrações, mas havia uma em especial que eu queria assistir: a chegada da Luz Sagrada.

Na tarde de ontem, Sábado, 30 de Abril, chegou directamente de Jerusalém a Luz Sagrada. Este acontecimento é já uma tradição para os romenos, apesar de ter sido apenas introduzido em 2007 por Sua Beatitude Daniel, o Patriarca da Igreja Ortodoxa Romena. É na Igreja do Santo Sepulcro onde, no Sábado Santo, o “milagre” tem lugar. A luz é depois transportada por avião até Bucareste. Daqui seguiu para outras seis cidades do país: Timişoara, Sibiu, Cluj, Suceava, Bacău e Satu-Mare.

São 23h00. Faço-me à rua. Pouca gente e poucos carros nesta noite fresca de Primavera. Dirijo-se à Catedral Patriarcal de Bucareste, a pequena Santa Sé da Ortodoxia Romena. Esperava encontrar uma multidão de pessoas, mas não. Vinte minutos depois chego à entrada da Aleea Dealul Mitropoliei, a alameda, bem no centro da capital, paredes meias com a Piata Unirii, que dá acesso à catedral. É visível o aparato dos meios de comunicação, assim como da polícia. Subo a pequena colina e procuro um bom lugar para assistir à cerimónia.

É na pequena praça entre a catedral, a Palácio Patriarcal e a antiga Câmara dos Deputados, que se agrupa a maior parte dos fiéis. Os edifícios estão todos iluminados. Os tons dourados brilham ao toque dos holofotes das câmaras de filmar. Pobres e ricos, grandes e pequenas famílias, cada um traz consigo uma pequena vela. A cerimónia inicia-se ao som de cânticos, com um coro masculino e outro feminino.

Às zero horas de Domingo, Daniel, o líder máximo da Igreja Romena, surge perante os fiéis para anunciar a ressurreição de Cristo. Apagam-se as luzes na praça. O destaque recai em exclusivo na grande vela, acesa com a chama vinda de Jerusalém, que carrega consigo. “Hristos a înviat!” (“Cristo ressuscitou!“) anuncia com alegria o Patriarca; “Adevărat a înviat!” (“Em verdade ressuscitou!“) respondem os presentes. A chama principal propaga-se a centenas de outras pequenas velas.

Daniel inicia uma longa cerimónia saudando, em primeiro lugar, o Presidente da Roménia e a sua esposa, Klaus e Carmen Iohannis. O casal ocupa um lugar de destaque nas galerias laterais do Palácio Patriarcal. Num país oficialmente laico, mas que lidera o ranking das nações mais religiosas – em percentagem – da União Europeia, não pude deixar de apontar esta curiosa presença. As duas forças mais poderosas da Roménia (o Estado civil e o Estado religioso) juntos numa celebração ortodoxa. Esta presença é ainda mais marcante quando o Klaus e Carmen não professam a ortodoxia romena. Ele é Luterano e ela é Greco-Católica.

HRISTOS A ÎNVIAT

É certo que a igreja detém um poder impressionante sobre a sociedade romena, condicionando directamente a actividade política, mas acredito que nesta situação a presença do Chefe-de-Estado seja meramente uma representação protocolar dada a importância da data para o país. Afinal de contas, ele é o Presidente de todos os romenos.

Votos de uma Paşte fericit para todos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s