DEZ VEZES TRÊS

E se, em 1947, as forças apoiadas por Moscovo não tivessem obrigado D. Miguel a abdicar do trono romeno? Provavelmente a data de hoje, 10 de Maio, seria vivida intensamente e os romenos festejariam não uma, mas três ocasiões especiais: o dia da independência, a proclamação do primeiro rei e os 150 anos de monarquia.

Estamos no final de 1947. Miguel, o rei, dirige-se ao povo romeno. O dia seria longo e marcaria a história moderna da Roménia. Sozinho, abandonado pelas potências ocidentais, Miguel anuncia que deixaria de ser o rei dos romenos. A abdicação do rei é ainda um tema nubloso, com diversas fontes a contarem uma história com diferentes nuances. A verdade é que a 30 de Dezembro de 1947, D. Miguel deixa de ser rei e a Roménia transforma-se numa república. É dada ordem de saída do país ao ex-monarca e, provavelmente mais doloroso do que ser expulso do seu território, as novas autoridades deixam de lhe reconhecer a cidadania romena.

Um rei vezes dois

D. Miguel foi o último monarca do país. Uma linhagem de origem estrangeira, até com sangue lusitano à mistura, que reinou menos de cem anos. Foi/é uma pequena família real.

Contudo, se 30 de Dezembro não tivesse existido, hoje a Roménia estaria a festejar o Dia do Rei. Foi precisamente há 150 anos que Carol I foi proclamado como o príncipe regente da Roménia.

Berço de reis

Igualmente, 10 de Maio, que passa despercebido à maioria dos habitantes do país, reveste-se de uma importância histórica fulcral para hoje todos podermos agitar livremente a bandeira tricolor: nesta data, em 1877, Carol I assina a proclamação de independência do país face ao Império Otomano.

Chegamos a 1881 e a data de 10 de Maio volta a marcar a história. É neste dia que, após 15 anos sobre a sua chegada a Bucareste, Carol é finalmente coroado como rei.

A data foi considerada como o dia Nacional da Roménia em dois períodos distintos: entre 1866 e 1916 e entre 1918 e 1947. Hoje, a data festiva nacional é o Primeiro de Dezembro.

La mulți ani, România!

Anúncios

3 opiniões sobre “DEZ VEZES TRÊS

  1. Olá! Parabéns por este blog tão repleto de informações sobre a Roménia. Estava aqui procurando por rádios de música clássica pela internet (ouço sempre a Radio Classic Romania e a Radio Romania Muzical) e de alguma forma acabei por encontrar suas postagens e achei tudo muito interessante. Parabéns mais uma vez!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s