DEȘTEAPTĂ-TE, ROMÂNE!

Uma música que representa um povo. Uma letra que apela à bravura dos romenos. Um hino antigo, que já pertenceu a dois países, que foi despromovido durante a ditadura e que hoje representa novamente a Roménia. Na semana em que se celebra o dia do hino nacional descobrimos a música que toca os romenos. ‘Deșteaptă-te, române!’, despertai, romenos!

Cartas de Bucareste

Uma música que representa um povo. Uma letra que apela à bravura dos romenos. Um hino antigo, que já pertenceu a dois países, que foi despromovido durante a ditadura e que hoje representa novamente a Roménia. Na semana em que se celebra o dia do hino nacional descobrimos a música que toca os romenos. ‘Deșteaptă-te, române!’, despertai, romenos!

Não começa com ‘Heróis do mar’, mas apela ao romenos para deixarem as trevas e combaterem as forças bárbaras que oprimiram o país durante tanto tempo. Uma canção, como em qualquer hino, que relembra a história do país, os feitos do seu povo e que chama, tal como ‘A Portuguesa’, os romenos à armas. ‘É melhor morrer numa batalha num dia de glória, do que ser escravo como antigamente’, pode ler-se na última estrofe da letra.

O hino, composto por Andrei Mureșanu, foi a banda sonora da revolta de 1848, revolta esta que conduziria posteriormente à…

View original post mais 146 palavras

Anúncios

Uma opinião sobre “DEȘTEAPTĂ-TE, ROMÂNE!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s