O ADEUS À RAINHA QUE NUNCA REINOU

“Her Majesty Queen Ana of Romania will remain forever in memory and in our hearts as one of the most important symbols of wisdom, dignity and, especially, as a model of moral conduct.” Foram estas as palavras de Klaus Iohannis para o Rei Miguel a propósito do falecimento da Rainha Ana da Roménia. Aos 92 anos, a rainha que de facto nunca foi rainha, regressa ad aeternum ao reino que nunca reinou.

Filha do Príncipe René of Bourbon-Parma e da Princesa Margarida da Dinamarca, Ana Antonieta Francisca Carlotta Zita Margarida nasceu em Paris, a 18 de Setembro de 1923. Neta da Infanta Maria Antónia de Bragança, Ana voltaria a ouvir falar de Portugal em 1939, quando o nosso país foi o último porto da fuga da família para os Estados Unidos da América. A Segunda Grande Guerra tocou todos os europeus, príncipes e princesas incluídos. Já em solo seguro, Ana estudou na Parsons School of Design, em Nova Iorque, antes de voltar ao Velho Continente. Regressaria a Londres nos finais da década de 40.

Será já no culminar do reinado de Miguel da Roménia que o então rei solteiro conhece a mulher da sua vida. As famílias de ambos há muito que planeavam o encontro entre os dois jovens, mas só em finais de 1947 é que se conhecem pessoalmente. A história oficial, à imagem dos contos de réis e rainhas, fala de um amor à primeira vista. De facto, 16 dias após o primeiro encontro, Miguel pede a mão de Ana em casamento.

Ao mesmo tempo, novos ventos políticos sopram sobre toda a Europa de Leste. Bucareste, que tanto lutou contra e a favor dos Nazis, foi tomada por forças pró-Moscovo. O casamento não foi considerado “oportuno” pelo governo romeno. O expansionismo soviético há muito que conjecturava o fim da monarquia e a instituição de uma república socialista na Velha Dacia. As forças comunistas viram aqui o pretexto para a abdicação de Miguel. Poucos dias depois, o Rei anunciava que deixava de ser rei; a Roménia deixa de ser um reino e passaria a orbitar directamente a União Soviética.

Estamos nos finais de 1947 e Miguel e Ana, com o desenrolar da situação na Roménia, ficam incontactáveis. Só nos inícios de 1948 se voltariam a reunir.

O casamento, envolto num imbróglio legal, teve lugar a 10 de Junho de 1948, em Atenas. Ana nasceu Católica e Miguel Ortodoxo. Pelas leis canónicas de Roma, o casamento apenas seria consentido se os descendentes do casal pudessem livremente ser criados segundo as normas do catolicismo romano. Miguel, apesar de já não ser rei nem reino ter, não concordava pois ia ao desencontro das regras ortodoxas romenas. O casamento segiu o rito Ortodoxo, não tendo sido por isso reconhecido por Roma até 9 de Novembro de 1966, quando o casal procedeu ao casamento Católico. Com esta cerimónia, no Mónaco, Roma passaria a abençoar o casal.

Ana e Miguel tiveram cinco filhas: Margarida, a Princesa consorte, Helena, Irina, Sofia e Maria. Margarida representa na actualidade a família real.

Após o casamento, a vida de Ana, uma rainha sem reino, esteve longe do glamour dos grandes monarcas. Ela é a sua família viveram na Suíça, numa casa alugada, tendo tido uma vida perfeitamente banal.

Ana morreu no passado dia 1 de Agosto, aos 91 anos, na cidade de Morges. O seu corpo foi trazido para o antigo Palácio Real de Bucareste onde milhares de romenos lhe prestaram uma última homenagem. Os governos da Roménia e da República da Moldova decretaram um dia de luto nacional. Este Sábado, 13 de Agosto, o corpo da rainha foi levado para Curtea de Argeș, no sopé dos Cárpatos, a última morada dos restantes membros da família real Romena. Devido à débil condição de saúde de Miguel, o Rei não esteve presente no funeral.

Klaus Iohannis, o Presidente da República, descreveu Ana, a Rainha, como um dos principais símbolos de sabedoria e dignidade na Roménia. Num país republicano, mas com uma profunda admiração pela sua família real, que Ana seja para todos os romenos um modelo a seguir!


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s