AS ESCÓCIAS DO LESTE

A propósito de um post publicado em Setembro de 2014, hoje cruzei-me com cartaz interessante: apela-se à participação dos bucarestianos numa manifestação a favor da união da Roménia com a República da Moldova. Vamos rever a história para perceber este velho fantasma que paira sobre a sociedade romena.

20161010_145600

Cartas de Bucareste

Hoje, na Escócia, a população votou o seu futuro: manter o reino ‘unido’ ou desligar-se da coroa britânica e encetar um caminho independente, separando os destinos dos escoceses dos ingleses. Desde 1707 que os dois países caminham juntos, sob o olhar do mesmo rei (rainha, na atualidade). De qualquer forma, mesmo integrando o Reino Unido, Edimburgo mantém um conjunto alargado de poderes próprios. Em breve se saberá se este status quo se manterá ou não, mas na minha opinião, independentemente do resultado da consulta popular, as relações entre as duas nações jamais ficarão iguais.

Mas porquê a Escócia num blog sobre Bucareste e a Roménia? Enquanto os líderes da Europa ocidental se preocupam com o impacto de uma Escócia independente, aqui a leste, mesmo às portas da antiga Dácia, outras Escócias lutam há anos por uma independência. Moldova (ou Moldávia) e Transdnístria, nomes que provavelmente pouco dizem aos portugueses, debatem-se por…

View original post mais 611 palavras

Uma opinião sobre “AS ESCÓCIAS DO LESTE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s