HABEMUS LUMINA

Todos os anos é assim: as ruas ganham um novo brilho quando nos aproximamos do Natal. E na semana em que Bucareste foi considerada uma das cidade europeias mais “brilhantes” na quadra natalícia, fui à rua ver a razão de tal classificação. Ainda não há neve, mas, em compensação, encontramos três milhões de pequeninas luzes pelas principais artérias da capital.

No passado Primeiro de Dezembro, festa nacional na Roménia, a Presidente da Câmara Municipal de Bucareste, Gabriela Firea, inaugurou a iluminação de Natal da capital. Este ano, três milhões de pequeninas luzes adornam as principais avenidas da cidade.

dsc02401

O site MSN.com fez uma interessante lista com as cidades mais brilhantes desta época no Velho Continente. Em terceiro lugar surge Bucareste. Não sei quem é o autor desta listagem… mas lanço o convite para visitar a cidade. É que a imagem utilizada para Bucareste nem é se quer actual! Não, ainda não nevou (como demonstra a imagem) e, segundo, aquele edifício é o Ateneu Romeno e não se encontra na Piața Universității, antes na Piața Revoluției. Detalhes, direi eu…

A lista, liderada por Paris, inclui ainda Berlim, Budapeste, Copenhaga, Cracóvia, Edimburgo, Helsínquia, Londres, Madrid, Praga, Roma, Varsóvia e Moscovo.

E já que chegámos à época mais fria do ano, outras das grandes tradições da cidade é o seu Mercado de Natal. O sucesso do evento tem sido tanto que este ano as autoridades deslocaram o mercado para a espaçosa Piața Constituției. É certo que o anterior local, a Piața Universității, era mais central e com uma estação de metro a menos de 100 metros do mercado, mas o espaço era ridiculamente pequeno para o volumoso número de visitantes. Agora, o Bucharest Christmas Market localiza-se no início da Bulevard Unirii, mesmo em frente ao Palácio do Parlamento. É um cenário de veras imponente: entre um dos maiores edifícios do mundo e uma das mais largas avenidas da Europa, o Mercado de Natal oferece agora mais espaço para os visitantes, uma área de restauração mais ampla e com maior oferta, assim como novas atracções, como um ringue de gelo. Maior significa também mais pessoas por perto… e a fila para o divinal kürtőskalács (aquele kürtős pelo qual espero religiosamente um ano para comer) é interminável. Mas só tenho oportunidade de o provar uma vez por ano, por isso a espera vale a pena!

Para quem visita o país nesta altura festiva, aqui fica a lista de outros mercados de Natal nas principais cidades romenas.

Estações de metro mais próximas: Izvor (Linhas M1 e M3), 700 metros e Unirii (Linha M2, M1 e M3), 750 metros.

Anúncios

2 opiniões sobre “HABEMUS LUMINA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s