PELOS CAMINHOS DA ROMÉNIA: CRAIOVA

Hoje vamos para Sul. Entre mim e o Danúbio, nas vastas planícies da velha Valáquia Menor, encontro a cidade de Craiova. Localidade histórica, já com a raia búlgara e sérvia por perto, esta é uma das maiores urbes do país, centro industrial e stop obrigatório para quem se encontra nestas paragens.

Setembro de 2014: depois de um jantar rápido, as assistentes de bordo desligaram as luzes da cabine. Adormeci. Quando voltei a abrir os olhos, já a madrugada ia avançada. Tínhamos deixado Lisboa há já quase três horas e meia. Pela janela do A320 da TAP vejo, lá em baixo, uma grande mancha laranja. Olhei para o mapa e estávamos a sobrevoar Craiova. Pouco tempo depois aterraríamos em Bucareste, mas na minha memória ficaria aquele clarão no meio da noite; o primeiro pedaço de terra romena que havia visto.

Passou mais de um ano até, finalmente, visitar Craiova. À boleia da volta a Târgu Jiu, o caminho de regresso à capital tinha de implicar, obrigatoriamente, uma paragem nesta cidade do Sul do país.

Centro histórico, económico e político da Olténia, o ocidente da província histórica da Valáquia, Craiova granjeou fama e importância ao longo de vários séculos. Localizada numa vasta planície, a região foi sempre propícia à agricultura. Estando no cruzamento de vários impérios, a cidade foi sendo sucessivamente governada, pilhada, destruída e reconstruída por diversos impérios: romanos, otomanos, austro-húngaros, até ser incluída, definitivamente, no Reino da Roménia.

Na década de 60 do século XX, em pleno regime comunista, a cidade assistiu a um forte impulso do seu sector industrial. Ainda hoje, Craiova permanece como um dos mais importantes pólos industriais do país, com especial destaque para a indústria automóvel.

Actualmente, a urbe conta com cerca de 300 mil habitantes, tornando-a a sexta maior cidade romena. A par do sector industrial, a sua famosa universidade e o clube de futebol FC Universitatea Craiova (que entretanto foi extinto) são nomes que colocam Craiova no topo dos noticiários do país. O seu centro histórico, recuperado recentemente, é o principal atractivo para os turistas que visitam a cidade.

Vamos nós também visitar a cidade!

Nota: devido a um pequeno problema técnico, as fotografias que tirei não ficaram gravadas no computador. Por isso, as imagens aqui utilizadas foram retiradas da Wikipédia.

Anúncios

2 opiniões sobre “PELOS CAMINHOS DA ROMÉNIA: CRAIOVA

  1. Olá 🙂 Vou futuramente viajar para Craiova, e o seu testemunho ajudou bastante nos meus planos. No entanto gostaria de saber uma coisa, se possível: Há alguma maneira de viajar, durante a noite, de Craiova para Sófia, Bulgária?

    Desde já, muito obrigada

    Gostar

    1. Olá Ana, obrigado pelo comentário. Salvo erro, as fronteiras estão abertas 24h por dia. A mais próxima parece ser a de Calafat. Apesar usei a fronteira de Ruse. Este site pode-lhe ser útil: https://www.politiadefrontiera.ro/en/main/home.html

      Atenção à condução louca dos condutores romenos! A paisagem é agradável, muita planície e campos verdes. A saída da auto-estrada em Pitesti para Craiova é um pouco confusa.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s