À ESPERA DO MILAGRE

Num verdadeiro fim-de-semana meterologicamente esquizofrénico, a terceira edição do International Spotlight Festival ocupou grande parte da Calea Victoriei. No Sábado à noite passei por lá. O mar de gente relembrou-me as palavras de Gabriela Firea. A vistosa Presidente de Câmara prometeu, há bem pouco tempo, proibir o corte das vias ao trânsito dado o transtorno que isto causa à circulação automóvel na cidade. Tinha ganho há bem pouco tempo as eleições. E hoje, como é? Aqui fica o desabafo de um estrangeiro que um dia já sonhou ser Presidente de Câmara também! 

Qualquer bucarestiano minimamente interessado pela política doméstica facilmente se recordará das palavras de Gabriela Firea aquando de um evento desportivo, para jovens, que obrigou ao corte da Avenida Kiseleff, uma das mais chiques da cidade. Recém-vencedora das eleições autárquicas de Junho de 2016 pelo Partidul Social Democrat (PSD) e a primeira mulher à frente da Primária de Bucareste – numas eleições que ficariam marcadas pela baixíssima taxa de participação; apenas um terços dos habitantes da cidade colocou a cruzinha nos boletins de voto -, Firea afirmava, a 4 de Julho do mesmo ano, que os automobilistas da capital não deveriam ficar reféns de eventos que, em vez de ocuparem as vias de circulação, deveriam ser organizados nos inúmeros espaços verdes de Bucareste. Esta foi, provavelmente, a primeira vez que prestei verdadeira atenção à nova Presidente de Câmara. A Presidente de centro-esquerda – sim, aqui o PSD é centro-esquerda – tem sido pródiga em ideias para reorganizar a cidade e a forma de viver dos seus habitantes, recorrendo às suas óptimas qualidades de boa comunicante, mas, a meu ver, esquecendo-se que construir uma casa pelo telhado só pode dar asneira!

Mas voltando ao Sábado à noite, a Calea Victoriei voltou-se a encher de luz e cor para a terceira edição do International Spotlight Festival. Este é um evento organizado pela Câmara Municipal e que reúne, há três anos consecutivos, um número cada vez maior de video-projecções em edifícios históricos, instalações artísticas que jogam com efeitos luminosos e música e, claro está, milhares de visitantes que agora, com a chegada das noites com temperaturas mais agradáveis, podem novamente sair à rua sem se preocuparem com o frio do Inverno.

Acredito, pelo número de visitantes e de spots multicolores, que a edição de 2017 do festival tenha sido um enorme sucesso! Mas, foi mesmo enquanto deambulava pela colorida Victoriei, que me passaram em flash algumas das ideias peregrinas que tão estimada Presidente gostaria de implementar em Bucareste. Este evento dá a entender que, afinal, aquela ideia de deixar de organizar eventos em algumas das artérias da cidade parece ter caído por terra. Só este fim-de-semana, a par do Spotlight Festival, tivemos o também colorido The Color Run (que encerrou a Bulevard Unirii – apenas a principal rua da cidade; e, durante o fim-de-semana prolongado de Páscoa, a Piața Constituției e, novamente, a Calea Victoreiei estiveram encerradas ao trânsito. A isto somam-se muitos outros eventos, com destaque para a Maratona de Bucareste – um dos maiores eventos desportivos que o país organiza – que em muito desregularizam o trânsito na cidade.

Continuo, no entanto, sem perceber como irão as autoridades locais implementar a ideia de criar faixas reservadas para autocarros, taxis e veículos de emergência (sim, aqui isso não existe) numa cidade que, à falta de espaço para tantos carros, permite que passeios e passadeiras sejam local de repouso de automóveis e motos, onde os pouquíssimos parques subterrâneos estão vazios, onde o simples acto de rebocar um carro pela polícia é algo que consideramos ficção científica e onde a rede de eléctricos da cidade é totalmente bloqueada por condutores animalescos durante as intermináveis horas de ponta de Bucareste.

Provavelmente, os 15 milhões de Leis – cerca de 3.3 milhões de Euros – que Gabriela Firea doou dos cofres públicos para a construção da nova coqueluche grande catedral ortodoxa irão interferir no sagrado e, como que por milagre, os problemas terrenos do tráfico da capital serão divinamente erradicados! Esperemos, sentados, pelo milagre!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s