Escadinhas

Há dias, numa das minhas passeatas pela cidade, dei por mim à procura de uma escadaria. Num bairro que sobreviveu à pressão do ceaușima, aqui as casinhas mantêm a traça antiga. Uma relíquia arquitectónica. Uma pesquisa rápida pela internet dá-nos a esperança de encontrar um escadario capaz de ombrear com o do Selarón, no longínquo Rio de Janeiro. Mas, na realidade, qualquer semelhança é pura coincidência!

Entre o parque mais fotogénico da cidade e o gigantesco palácio do Parlamento, um pequeno bairro resiste ao passar do tempo. Andar por estas ruas é uma viagem arquitectónica pela capital romena. É certo que nem tudo está arranjado, nem tudo é bonito e que há muitos edifícios em risco de queda iminente, mas isto é algo que caracteriza a beleza decadente de Bucareste.

Há algumas semanas, ao ler as notícias do dia, surge no ecrã uma referência a uma escadaria. Pintada, com cores garridas, única na cidade, verdadeira atracção para turistas. Uma autêntica réplica da Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro. A referência veio a propósito da inauguração de um novo hotel nesta zona da cidade. Pensei com os meus botões: “como é possível terem passado três anos e eu, com tal monumento a 20 minutos de distância, nunca o ter visitado. Pior: já passei lá tantas vezes e nunca me apercebi de nada…”.

Atravesso a grande circular interna da capital, sempre inundada de carros, e entro no Parque Carol I. Deste lado, do alto das larguíssimas escadas que dão acesso ao Memorial dos Heróis Nacionais, tenho uma vista soberba sobre o parque e o Parlamento.

WP_20150111_17_03_50_Pro (2)

Na outra ponta do Carol, escondidas entre casas, surgem quase uma centena de pequenas escadinhas, únicas na cidade, pintadas pela artista Eva Radu. Esta pequena via, Strada Xenofon – Rua Xenofone, em português – herdou o seu nome do filósofo grego homónimo, nascido em Atenas em 430 A.C.

Descubro que desde o ano de 2015 as estreitas escadas são pintadas com temas diferentes. A última, de 2016, apresenta-se como um “oásis urbano“.

Eis o que nos mostra a internet:

Infelizmente, para surpresa minha, o oásis secou… e isto é tudo o que restou:

20170901_193217

Não sei se por aqui alguma Luísa sobe, mas certo é que quem por aqui passa, passa e não dá por nada!

Estações de metro mais próximas: Piața Unirii 1 (Linhas M1 e M3) e Tineretului (Linha M2 – Azul), c. 1400 metros.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s